domingo, 23 de maio de 2010

Metanóia ou sabor do tempo que flui.


Diz o Riobaldo de Guimaraes Rosa : "Ah! Tem uma repetição que sempre, outras vezes, em minha vida acontece .Eu atravesso as coisas- e no meio da travessia não vejo! - só estava era entretido com a idéia dos lugares de saída e entrada". Este trecho se encontra no volume METANÓIA E MEIA IDADE -Trevas e Luz de Dulcinéia da Mata R.Monteiro editado pela Editora Paulus . No tempo que corre da apologia do glamour da juventude qual seria o galmour da velhice como pergunta a autora?
Jung foi um pensador que deu valor á segunda metade da vida , chamou de individuação o processo de realizar ao longo da vida até a morte nossas possibilidades germinais e chamou de metanóia ou Metanoien , uma mudança na maneira de pensar , uma outra consciencia de si ou de atitude mental.Para Jung precisamos forjar um eu capaz de ter alegria, ter prazer , refletir sobre as perdas , o sofrimento, o corpo que se transforma , todas as experiencia inerentes a vida. Sair da identificação com o coletivo rumo á nossa singularidade como propos mestre Jung é tarefa possivel nos dias de hoje?
No volume sugerido varios autores, filosofos, psicoterapeutas e analista junguianos discutem os desafios da metanoia de varios pontos de vista.
Boas leituras!

Nenhum comentário: