domingo, 23 de maio de 2010

Metanóia ou sabor do tempo que flui.


Traição - Necessária á psique?

Amar
Trair
Quase uma apologia da traição, de Aldo Carotenuto , pela Editora Paulus.

O autor , analista junguiano , um dos maiores estudiosos do pensamento de Carl Jung , discute neste volume a necessidade que alma fechada numa virgindade inconsciente e sem reflexão tem para se iniciar nos misterios do amor e da vida. Trair e ser traido para o autor é entregar-se a sucessos e perdas , enfrentar o destino marcado por quedas e derrotas e se constituir como sujeito. Trair significaria romper com modelos coletivos , liberta-se dos seus ditames e das exigencias do ambiente social e também da imagem que temos de nós mesmos. Assim somos traídos por nossos pais, por um acontecimento que nos surpreende expectativas, por nosso par profissional ou conjugal e por tantas outras formas ou rostos menos habituais  que esta situação existencial  possa assumir.
Recomendo.
Boas leituras!

Lançamento editorial

Aos leitores do blog recomendo PSICOTERAPIA JUNGUIANA E A PESQUISA CONTEMPORANEA COM CRIANÇAS - Padrões Basicos de Intercambio Emocional , de Mario Jacoby que acaba de ser lançado pela Editora Paulus. Neste livro seu autor, brilhante analista junguiano, mostra a importancia dos estudos com crianças não apenas para compreender seu desenvolvimento  como também para a pratica da psicoterapia infantil. Através de exemplos praticos apoiado em recentes pesquisas, Dr. Jacoby que é analista no Instituto C.G.Jung em Zurique , nos mostra como as trocas emocionais ocorridas na infancia aparecem na vida adulta , particularmente em situações de proximidade e intimidade como a que analise mobiliza.
Leitura fundamental aos psicoterapeutas de crianças e aos que atendem adultos e se veem frequentemente ás voltas com as "feridas do desenvolvimento humano".
Recomendo.
Boas leituras!