sexta-feira, 26 de setembro de 2008

DESENHOS ANIMADOS E ESTORIAS INFANTIS: Sua importância na educação de crianças.


 


 

Um pequeno paciente me disse um dia que ao ver desenhos animados sua cabeça brincava e coisas aconteciam ,mesmo as proibidas .Achei curiosa a forma desta criança me comunicar uma idéia há muito conhecida dos psicoterapeutas de crianças ou seja a de que através das imagens dos desenhos animados podemos experimentar muitas coisas ,sob uma situação controlada , a sala de TV. Os desenhos assim como os contos de fadas trazem á cena temas universais importantes para estruturar a psique infantil e é por esta razão que elas adoram vê-los ou escutá-las com freqüência e riqueza de detalhes.

Os primeiros registros de temas infantis contados datam a mais de vinte cinco mil anos e permanecem ainda hoje inalterados . No século XVlll surge então um interesse cientifico em estudar as razões pelas quais a mente humana cria estórias fabulosas e as transmite de geração em geração.Milhares de contos em suas variadas versões giram em torno de assuntos de significado simbólico profundo que servirão de base para o desenvolvimento da criança humana. A capacidade de fantasiar e de usar a imaginação é um atributo e uma conquista do desenvolvimento.

Ver desenhos pede mais desenhos e assim uma estória puxando outra, as crianças como que pressentem a importância das imagens para os desafios que certamente viverão. Então tem sempre o inimigo, o escuro ,a noite , o dragão e o herói, a ameaça , a força ou sua falta , a espera , a incubação , o enigma , as charadas , a morte ,a vitoria , o anjo salvador e outros. Desenhos que abordem estas questões fortalecem o ego infantil ,fornecem exemplos de respostas ás situações ,oferecem saídas aos impasses , sugerem gestos que os pequenos imitam não somente em termos físicos mas em seu sentido intrínseco. Sua repetição colabora na elaboração de um significado e é preciso que tenhamos paciência e estejamos á disposição deste amadurecer.

Podemos ajudar uma criança com medo do escuro a entender o que se passa com ela na ausência de luz usando estórias ou desenhos animados ,tornando o estranho familiar e assim retirando dele seu poder assustador. Aceza a luz da compreensão o monstro se desmaterializa.

Aliás esta é uma atitude que não desaparece em nós , o temor ou a surpresa diante do estranho , a necessidade de sermos apresentados aos nossos novos elementos e aceitá-los em nossa comunidade psicológica.

Em consultório sou muito perguntada pelo pais sobre como ajudarem seus filhos na resolução de dificuldades freqüentes na infância tais como o medo do escuro , das perdas , das separações , das inferioridades físicas , um novo irmão , a morte etc... Sugiro com freqüência filmes ,desenhos animados e livros de estorias ,encontrados hoje fácilmente. Há series divididas por faixa etária ou por temas , muito bons.

Sugiro também que apresentem ás crianças produções de outras culturas a exemplo do belíssimo KIRIKU E A FEITICEIRA , uma co-produção franco-belga(DVD), elogiado por adultos e crianças . Nascido numa aldeia do Senegal , Kiriku era zombado por todos por ser pequeno. Desde o seu nascimento o menino demonstra grande coragem e esperteza que o levam a querer saber os porquês das relações entre as coisas , inclusive a dominação da bruxa Karabá.

Do encontro com um sábio(sempre tem um!) Kirikú conhece a ferida de Karabá , liberta-a do sofrimento e cresce. Antes de se casarem e serem felizes para sempre devem juntos realizar uma tarefa importante : desfazer o preconceito quanto ao pequeno enxerido e a bruxa malvada . Vale a pena assisti-lo pelo conteúdo e pela bela trilha sonora , além é claro de aproveitarem a oportunidade para conversar com as crianças sobre o que a estória conta.

Nossas MENINAS SUPERPODEROSAS ,POKENMONS , SHREK e até mesmo as estórias do PATETA estão plenas de mensagens curiosas ,divertidas e muito verdadeiras que interessam muito ás nossas crianças.Quantos de nós não se encontra num episodio genial de Pateta ,um pacato cidadão cortês com os vizinhos , protetor das crianças e dos velhinhos , que se transforma num monstro assassino ao tirar seu carro da garagem e ganhar as ruas de Patópolis a vociferar e transgredir normas de convívio ? Tragicômico e antológica produção Disney, sempre muito atual .

Mesmo quando a preocupação é com o conteúdo agressivo de alguns desenhos sugiro aos pais que observem como a crianças é tocada por este temas . Se fica perturbada ou se entra na briga ,na luta ,torna-se um pouco o personagem para logo depois abandonar a estória e tranquilamente ir brincar de outra coisa. Aqui não há por que generalizar e sim observar caso a caso , levando em conta a faixa etária.

Crianças são tocadas por imagens e nós adultos certamente aprenderíamos muito sobre nossa alma se pudéssemos nos entregar como elas ao mundo da imaginação suscitado pelos desenhos animados.


 

Denise Mondejar Molino.

Nenhum comentário: